top of page
Foto do escritorLuiza Teles

Engasgos durante a amamentação

O bebê recém-nascido é um ser em constante desenvolvimento. Após o nascimento, suas funções orais ainda estão amadurecendo e todos os músculos e movimentos que ele usa para conseguir mamar estão se fortalecendo. Para mamar, o bebê precisa organizar o leite na boca e controlá-lo para que ele não engasgue. Como o fluxo de leite no seio materno não é sempre o mesmo, devido aos reflexos de ejeção, ele pode engasgar.


Neste momento, o corpo do bebê está se protegendo e evitando que algum elemento diferente do ar entre nas suas vias respiratórias. Os engasgos são reflexos de proteção e que evitam que o leite entre nos pulmões deste ser que está aprendendo a controlar o fluxo do leite enquanto mama.


Apesar de alguns engasgos serem esperados nesta fase de aprendizado da amamentação, caso eles sejam frequentes ou persistam, relate ao pediatra e procure ajuda do fonoaudiólogo especialista.

Bebês prematuros, com alterações neurológicas, síndromes e outros diagnósticos médicos, é sugeria a avaliação e orientação do fonoaudiólogo especialista.


A amamentação pode gerar muitas dúvidas e ser um momento desafiador. Por isso, busque ajuda de um profissional especialista para orientação.


Texto escrito por Luiza Teles - Fonoaudióloga e Consultora em Aleitamento Materno

CRFa 2-18320

Comentários


bottom of page