Quando nasce um bebê, geralmente escutamos que neste momento também nasce uma mãe.
Podemos dizer que quando nasce um bebê, nasce uma família que começa a se construir e aos poucos se estabelece.
A pessoa que amamenta e quem participa dos cuidados rotineiros do bebê assumem o papel fundamental no desenvolvimento e na nutrição. Já a rede de apoio ampara e apoia quem amamenta e, muitas vezes, assume um grande papel nos cuidados com o bebê. Vamos conhecer melhor como é o desenvolvimento dos bebês de 0 a 3 meses.
Desenvolvimento dos bebês de 0 a 3 meses e novo ambiente
O bebê recém-nascido ainda precisa se habituar ao novo ambiente, já que não tem mais acesso direto à alimentação e o ambiente já não é tão silencioso e escuro como antes. Por isso, o acolhimento no colo, as vozes familiares e o contato pele a pele são tão importantes.
Ao longo do desenvolvimento, o bebê experimenta movimentos com o corpo livremente no espaço e de forma voluntária. Desta forma, gradativamente ganha amplitude e possibilidades de movimento.
O desenvolvimento dos bebês de 0 a 3 meses passa por vários processos e saem da postura de flexão do bebê recém nascido para a postura do bebê mais estendido e alinhado, que encontra a linha média, levando as mãozinhas à boca no fim do terceiro mês.
A Visão e o Desenvolvimento dos bebês de 0 a 3 meses
Inicialmente, a visão é pouco nítida, com maior acuidade a poucos centímetros. Aos 2 meses, os bebês já são capazes de seguir objetos. Aos 3, começam a perceber as cores, principalmente quando há contraste.
Em todas as fases é importante a variação de posicionamento como barriga para baixo ou tummy time, por exemplo. Procure estimular as trocas posturais de forma natural, como em um momento de interação ou brincadeira com o bebê. Por isso, aproveite os momentos de qualidade com a criança, pois eles são muito importantes para o desenvolvimento!
Ainda tem dúvidas sobre o desenvolvimento dos bebês? Agende uma consulta com nossos especialistas da Clínica do Parto ao Prato.
Comments